O Blog, design de moda e costuras
Este blog continua em construção. Esperava publicar depois que estivesse pronto, mas, esse dia nunca chega, porque, a verdade é que, não importa o que eu faça e não adianta adiar, o blog estará sempre em construção.
Aliás, é como nossa vida. Nunca nada estará pronto, de verdade. Estamos sempre nos refazendo e nos reinventando, não é mesmo?
Então, estou publicando para concretizar um antigo sonho de compartilhar minhas observações, experiências e pesquisas. Espero, com isso, aperfeiçoar minhas habilidades com a arte de escrever.
![]() |
Imagem:Internet |
Veja, cheguei naquela idade, onde, não tão jovem para poder recomeçar e não tão velha que não possa recomeçar.
Há momentos que cansa, estar sempre recomeçando.
Apesar de ter me formado em design de moda, não exerço a função, pois, não me sinto com perfil para isso. Minhas colegas de faculdade me diziam que eu me colocava muito para baixo. Mas, não é isso. Penso que sou realista.
A realidade é que sou muito simples. E, para ser uma designer, é preciso ter uma certa sofisticação. Além de ter disponibilidade de tempo, dinheiro para investir em viagens e pesquisas de tendências.
![]() |
imagem: arquivo pessoal |
Não só isso, é preciso ter ótimo humor e traquejo com o público, o que não é meu estilo. Sou reclusa e tímida. Chego a ser antipática.
Sem falar que o mundo da moda é muito dinâmico e instável. As marcas desfilam criações, com uma frequência incrível. Não faz parte de minha realidade. Como pode ver, não tem nada a ver o termo, “se colocar para baixo”.
Para você ter uma ideia, quando entrei na faculdade de design, pensava que iria estudar modelagem, corte e costura, mas não foi o que aconteceu.
Matriz curricular do curso de Moda
A matriz curricular do curso de Design de Moda, inclui História da Moda, História do Design, História da Arte, Desenho de observação, visitas a museus, entre outras atividades. Tudo, menos o corte e costura, propriamente dito.
Lá pelo fim do curso, quando já não era sem tempo, vimos algo bem superficial sobre modelagens, moulage e costuras criativas.
![]() |
imagem: arquivo pessoal |
Mas, algumas colegas, também pensavam dessa forma. As professoras diziam que estávamos confundindo design de moda com técnico em costuras. Creio que fui induzida pela propaganda do curso que mostrava uma jovem envolvendo um manequim com tecidos e alfinetes.
A Faculdade me abriu novos horizontes
Apesar de tudo, fazer faculdade me abriu novos horizontes, pois, fiz ótimas amizades que perduram até hoje.
E, foi por meio dos estudos que tive a oportunidade de me familiarizar com as novas tecnologias. Eu era totalmente leiga com internet.
O blog mesmo é uma criação da faculdade. Prefiro aprender escrevendo, então, escrevia para fixar os conteúdos das aulas.
Depois que terminei a faculdade, tentei ser costureira profissional. Por um tempo, deu certo. Cheguei a costurar roupas femininas sob medida.
No entanto, depois que tive dengue, chikingunya e covid, fiquei debilitada e ainda sofro com sequelas.
Crochê
Depois, mudei para o crochê, que amo. Aprendi quando criança, com minha amiga Edinha. Mas, até o crochê, que amo fazer, devido minhas limitações, preciso ir devagar, quase parando.
Uma simples dona de casa
Bem, meus filhos já estão crescidos. Eu não sou vaidosa. Prefiro desacelerar meus projetos de trabalho e viver com menos. Aliás, não era a Coco Chanel que dizia: “menos é mais?”Ainda atendo uma ou outra cliente, mas, precisa ser muito minha amiga e o trabalho tem que ser simples, rápido e fácil.
Voltando a escrever no blog
Dessa vez, pretendo continuar e não desistir.
Comentários
Postar um comentário